Preços médios dos combustíveis no Brasil encerram 2024 em alta
Etanol subiu 18,61% e gasolina 9,39% no acumulado do ano

Divulgado recentemente, um levantamento do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) mostra que os preços médios dos combustíveis encerraram 2024 em alta no Brasil, com destaque para o etanol, que registrou um aumento acumulado de 18,61% ao longo do ano. A gasolina teve uma alta de 9,39% neste mesmo período, sendo que os dois encerraram o ano com preços médios de 4,27 e 6,29 reais, respectivamente.
Diretor-geral de mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina explicou que, além de fatores internos, movimentações na ordem econômica estrangeira também afetaram o preço dos combustíveis.
“Além dos reajustes ao longo do ano, a alta nos combustíveis também foi provocada pela valorização do dólar em comparação ao real, principalmente nessas últimas semanas de 2024. Fatores de infraestrutura também afetam o preço final encontrado pelo consumidor nas bombas dos postos de abastecimento”, disse.
Pina também ressaltou que, apesar de o etanol ter apresentado uma variação significativa no decorrer do ano, o biocombustível ainda é mais viável financeiramente em boa parte do Brasil, além de sua vantagem ecológica, já que, segundo o diretor, contribui para uma mobilidade de baixo carbono.