Petrobras quer investir US$ 40 milhões em busca de gás natural na Bolívia
A subsidiária da estatal no país pretende perfurar no ano que vem um poço exploratório para investigar o potencial das reservas do insumo
Durante participação no Foro Empresarial Bolívia-Brasil, realizado nesta terça-feira, 9, em Santa Cruz de La Sierra, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou que a subsidiária da estatal no país pretende perfurar no ano que vem um poço exploratório para investigar o potencial das reservas de gás natural, na região de San Telmo Norte, no estado de Tarija.
Caso a iniciativa obtenha licença ambiental, a Petrobras Bolívia planeja investir cerca de 40 milhões de dólares na perfuração do poço. Em nota, a petroleira informou que a área tem potencial de recuperação de cerca de 2,7 trilhões de pés cúbicos.
Durante seu discurso para empresários e autoridades brasileiras e bolivianas, entre eles os presidentes Lula e Luis Arce, Magda manifestou o interesse da empresa em aumentar a produção de gás operada pela companhia na Bolívia e aumentar o volume de importação do insumo para o Brasil.
“Hoje o mercado consumidor brasileiro demanda 50 milhões de m³ de gás natural por dia. Acreditamos que esse mercado pode ser triplicado, alcançando 150 milhões de m³ diários. Esse gás servirá como insumo para a indústria petroquímica e para a produção de fertilizantes. A condição é que sejamos capazes de fazê-lo chegar ao Brasil a preços acessíveis”, declarou a presidente.
A Petrobras já foi responsável por 60% da produção de gás natural boliviana, mas hoje opera 25% do total produzido no país.