Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula transfere a Abin do GSI para a Casa Civil

A Agência Brasileira de Inteligência saiu do comando de um militar e agora está subordinada ao ministro Rui Costa

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 mar 2023, 07h21 - Publicado em 2 mar 2023, 06h36

Dois meses depois de tomar posse, o presidente Lula oficializou nesta quinta-feira a transferência da Abin do GSI para a Casa Civil da Presidência, comandada pelo ministro Rui Costa.

A mudança consta em decreto publicado no Diário Oficial da União e esvazia o Gabinete de Segurança Internacional, chefiado pelo general da reserva Gonçalves Dias.

No governo Bolsonaro, o cargo era ocupado pelo também general Augusto Heleno. Já a Abin era dirigida pelo delegado da PF Alexandre Ramagem, que se aproximou do ex-presidente.

Nesta quarta-feira, Lula recebeu no seu gabinete no Palácio do Planalto o delegado aposentado e ex-chefe da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, que deve ser indicado para comandar a agência. Desde o início de fevereiro, o órgão é comandado interinamente pelo Saulo Moura da Cunha, oficial de inteligência que foi nomeado diretor adjunto.

“A Agência Brasileira de Inteligência – Abin, órgão integrante da Casa Civil da Presidência da República, criada pela Lei nº 9.883, de 7 de dezembro de 1999, é órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência e tem por competência planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do País, obedecidas a política e as diretrizes estabelecidas em legislação específica”, diz o primeiro artigo do ato.

O decreto também foi assinado por Rui Costa e pela ministra da Gestão, Esther Dweck.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.