ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Falha em Tucuruí é provável responsável por apagão

Apagão atinge cidades da região

Por Redação Atualizado em 21 mar 2018, 20h23 - Publicado em 21 mar 2018, 16h34

(ATUALIZAÇÃO: Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará)

O apagão que atinge 13 estados do Norte e do Nordeste do país nesta quarta (24) foi provavelmente causado por uma falha na hidrelétrica de Tucuruí. Essa informação foi passada pela Celpa, a companhia elétrica do Pará.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) confirma o apagão, mas ainda não deu mais detalhes sobre o que motivou a falha. 

Cidades do Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins estão sem luz no momento. 

Neste momento, o sistema está em processo de recomposição. A confirmação oficial da causa do apagão pode ocorrer em até 24 horas. Outra possibilidade aventada é uma falha na hidrelétrica de Belo Monte. O próprio ministro Fernando Coelho chegou a afirmar isso.

Continua após a publicidade

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a falha no sistema interligado nacional (SIN) ocorreu às 15h48, causando o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste. Isso corresponde a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.