BNDES prospecta acordo de US$ 1 bilhão com Banco Mundial na COP28
Instituição brasileira também fez um acordo que pode gerar 300 milhões de euros com BEI para transição à economia sustentável
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, fez um balanço da participação da instituição na COP28, em Dubai. Entre os acordos firmados, há a assinatura de um memorando com o Banco Mundial, que pode gerar o financiamento de 1 bilhão de dólares para a produção de hidrogênio verde. Ele ainda informou que outros 300 milhões de euros foram investidos pelo Banco Europeu de Desenvolvimento (BEI) para a transição econômica sustentável.
“Recebemos também, junto com a ministra (do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) Marina (Silva), uma outra doação, não reembolsável, do Reino Unido, bastante importante e vamos, assim que chegar ao Brasil, ter novos anúncios muito fortes com outros parceiros internacionais”, afirmou Mercadante.
“Então, o resultado para alavancar o capital do banco, as condições de financiamento, condições muito favoráveis, é espetacular”, acrescentou, em vídeo gravado ao fim da participação da comitiva presidencial no evento.
Mercadante viajou de Dubai para a Alemanha, onde segue a delegação de Lula. As autoridades retornam ao Brasil para a reunião do Mercosul no Rio de Janeiro, considerada “decisiva” pelo presidente da República.