ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

A pressão de senador sobre o governo Lula para proteger o agro do tarifaço

Líder do Republicanos encaminhou sugestões de 'ações urgentes' ao ministro-chefe da Casa Civil para minimizar os impactos das taxas de Trump no setor

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 abr 2025, 16h13 - Publicado em 5 abr 2025, 15h57

O senador Mecias de Jesus, do Republicanos-RR, enviou um documento ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, com sugestões de “ações urgentes” para proteger o agronegócio e minimizar os impactos no setor do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.

Entre as medidas sugeridas pelo parlamentar no documento, estão a sanção da Lei da Reciprocidade, o projeto aprovado no Congresso que cria mecanismos de defesa comercial e retaliação a práticas discriminatórias no comércio exterior; a convocação de diálogo entre o Executivo, o Congresso e o setor produtivo para a construção de estratégias conjuntas; e a abertura de negociações diplomáticas com os EUA para revisar as tarifas impostas.

“A elevação unilateral dessas tarifas compromete a competitividade do nosso agronegócio, afeta cadeias produtivas inteiras e ameaça a geração de empregos e divisas para o país. O Brasil precisa agir com firmeza e unidade para proteger os interesses nacionais”, diz Mecias. Em nota, o senador pontua ainda que as sugestões enviadas ao governo buscam “garantir a competitividade dos produtos nacionais no mercado internacional e proteger milhares de empregos e fontes de renda em todo o país”.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dezenove produtos brasileiros foram diretamente impactados pelas tarifas de Donald Trump, incluindo o suco de laranja, a carne bovina e o etanol, com tarifas médias subindo de 3,9% para 13,9%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.