Vendas do varejo esfriam em março, aponta índice da Stone
Fintech de pagamentos registra queda de 1,8% das vendas em comparação anual

As vendas do varejo brasileiro apresentaram uma retração em março, segundo levantamento da fintech de pagamentos Stone. A queda foi de 1,8% em comparação com o mesmo mês de 2024, e de 1,6% quando comparado ao mês imediatamente anterior. “O aperto no orçamento das famílias, somado à inflação, tem pesado no consumo e ajuda a explicar a desaceleração do varejo nos últimos quatro meses”, diz Matheus Calvelli, cientista de dados da fintech. Segundo o Índice do Varejo Stone, atualizado mensalmente pela companhia, a retração foi mais expressiva para o comércio eletrônico, que recuou quase 13% na comparação com fevereiro, enquanto as vendas físicas registradas pela empresa caíram 0,1%. Sete dos oito segmentos analisados registraram queda em março: materiais de construção (-5,5%), tecidos, vestuário e calçados (-3,4%), móveis e eletrodomésticos (-2,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2%), farmacêuticos (-1,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). A única alta foi do setor de produtos alimentícios, bebidas e fumo (+2,2%).