Brasil cria bola de neve parecida com governo Dilma, diz José Faria Júnior
VEJA Mercado: economista da Planejar e professor da USP diz que quadro fiscal caótico não é novidade e que governo empurra problema para debaixo do tapete
VEJA Mercado | 17 de abril de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta quinta-feira, 17. Uma comitiva do Brasil parte rumo a Lisboa na próxima semana para acelerar as negociações para um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e União Europeia. Formada por membros da Apex e do ministério de Relações Exteriores, a comitiva participará de encontros setores de Promoção Comercial e Investimentos, Ciência, Tecnologia e Inovação e Adidos Agrícolas. A guerra comercial promovida por Donald Trump fez a Comissão Europeia confirmar que pretende submeter o acordo ao Parlamento Europeu e ao Conselho da UE antes do fim do verão europeu, ou seja, até meados de setembro.
Trump passou a exigir que a Nvidia tenha uma licença especial para exportar chips à China numa ação que deve custar até 5,5 bilhões de dólares por ano à gigante americana. Os papéis despencaram 7% em um único dia e voltaram a derrubar as bolsas mundo afora.
No Brasil, o governo projeta que faltariam 11 bilhões de reais para honrar com despesas de saúde e educação a partir de 2027. Diego Gimenes entrevista José Faria Júnior, economista da Planejar e professor da USP. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify
Oferecimento de JHSF