Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Incoerência: Lula ataca Motta e expõe fragilidade de sua narrativa fiscal

VEJA Mercado: Marcos Mendes, economista e pesquisador associado do Insper, fala sobre alta do IOF, justiça social e os paradoxos das contas públicas

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 jul 2025, 11h50 - Publicado em 2 jul 2025, 08h00

VEJA Mercado | 02 de julho de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta quarta-feira, 2.O presidente Lula defendeu publicamente o ministro Fernando Haddad e definitivamente partiu para o confronto contra o Congresso Nacional e até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o lançamento do Plano Safra, o presidente culpou o Congresso por “não diminuir os privilégios” dos mais ricos e criticou a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia ao dizer que ela não gera empregos. Lula ainda criticou o preço dos ovos e das carnes e perguntou “onde está a greve das galinhas”. Ele ainda chamou Bolsonaro de frouxo e afirmou que “jamais pediria Pix ou anistia antes de ser condenado”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu trabalhar durante o recesso forense e pode decidir a qualquer momento o futuro do aumento na cobrança do IOF. Ele já é o relator de uma ação do PSOL sobre o assunto e deve receber também um processo da Advocacia-Geral da União (AGU) pedindo a inconstitucionalidade da derrubada do IOF promovida pelo Congresso. Hugo Motta afirmou que a Câmara e o Senado vão trabalhar contra o aumento de impostos. Nos mercados, a Faria Lima tenta ignorar a tensão em Brasília e o Ibovespa segue negociado próximo das máximas nominais de pontos. O dólar comercial é vendido abaixo dos 5,50 reais.

Diego Gimenes entrevista Marcos Mendes, economista e pesquisador associado do Insper. O especialista afirmou que a defesa de Lula pelo fim da desoneração da folha é contraditória porque ela foi implementada no governo Dilma e “todos os governos do PT votaram a favor do programa”. Ele fez críticas ainda ao benefício, à judicialização do IOF e ironizou ao dizer que “é positivo que as pessoas aprendam” sobre a mudança no discurso de Lula e Haddad. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup