Trump sofre dura derrota nos EUA e Lula vai ao Chile discutir tarifas
VEJA Mercado debate às 10h o aumento da rejeição a Trump nos EUA e o manifesto assinado pelo Brasil e outras cinco nações em defesa da democracia
VEJA Mercado | 21 de julho de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta segunda-feira, 21. O presidente Lula assinou um manifesto conjunto com os presidentes de Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai em defesa da democracia. Os líderes defenderam a ação com convicção e responsabilidade frente àqueles que pretendem enfraquecer a democracia e suas instituições e condenaram o que chamaram de “avanço dos discursos autoritários impulsionados por diferentes setores políticos e o crescente desinteresse dos cidadãos”. Lula viajou ao Chile para se encontrar com os presidentes desses países e discutir assuntos como a guerra comercial promovida pelos Estados Unidos.
No exterior, o presidente americano Donald Trump sofreu uma derrota e viu aumentar a rejeição ao seu governo e às tarifas praticadas contra outras nações. Uma pesquisa realizada pela rede CBS News revela que 60% dos americanos são contra à atual política de tarifas e que 61% acreditam que Trump está mais preocupado com o tarifaço do que combater a inflação no países. O agregador de pesquisas RealClear Polling mostra que a desaprovação de Trump bateu 52,1% em julho, contra 45,5% de aprovação. É o menor índice de aprovação desde o início do segundo mandato de Trump.
Diego Gimenes entrevista Felipe Sant’Anna, especialista em investimentos do grupo Axia Investing. Diogo Schelp, editor de VEJA, também participa do programa. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: