Risco de recessão no Brasil: o alerta da Eurasia ao governo Lula
Consultoria afirma que políticas de Donald Trump são o maior risco para o país em 2025 e podem atrapalhar planos de reeleição de Lula

A consultoria Eurasia afirma em relatório de riscos que a incerteza geopolítica global pode acentuar os problemas econômicos do Brasil e aumentar o risco de uma recessão no país nos próximos anos.
A Eurasia entende que o Brasil entra em 2025 sob pressão provocada por preocupações crescentes sobre as contas públicas e que o governo Lula não foi capaz de amenizar as preocupações dos investidores, provocando uma alta de 27% do dólar no país em 2024.
O maior alerta da consultoria é para as políticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre imigração, comércio e gestão fiscal, que devem contribuir para uma inflação mais alta e um dólar mais forte — acentuando os problemas econômicos do Brasil.
“Se o cenário econômico global se deteriorar, aumenta o risco de que o Brasil entre em uma nova recessão, o que abalaria a política às vésperas de uma eleição acirrada em 2026”, diz o documento assinado pelos executivos Ian Bremmer e Cliff Kupchan.