ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Relator da LDO recua e fala em saída conciliada com o governo até abril

O deputado Danilo Forte tem duas reuniões marcadas com o Executivo após resistência de Pacheco em pôr fim à questão

Por Felipe Erlich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2024, 17h24 - Publicado em 5 mar 2024, 13h29

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, o deputado Danilo Forte (União-CE), mudou sua abordagem em relação aos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à matéria. Há cerca de duas semanas, Forte apresentou um requerimento pedindo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocasse uma sessão conjunta do Congresso Nacional para analisar os vetos de Lula na primeira semana de março. Em meio à resistência de Pacheco, que tem protelado a sessão em aceno ao governo, o deputado deixou de lado a ideia de analisar os vetos já no início de março e marcou duas reuniões com o governo ao longo do mês. “Teremos mais clareza para trabalhar a questão. O importante é chegar no meio do mês de abril com isso resolvido”, diz em entrevista ao Radar Econômico, referenciando a iminente restrição de gastos ocasionada pelas eleições deste ano.

Segundo o relator, há a possibilidade do próprio Executivo revogar parte dos vetos a partir das negociações. Estarão presentes nas reuniões com Forte membros dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, da Casa Civil e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). O primeiro encontro será nesta quinta-feira, 7, e vai se debruçar em vetos sobre questões programáticas, por exemplo, sobre a execução de programas de áreas como saúde e assistência social. Já questões como o corte de 5,6 bilhões de reais em emendas de comissão serão discutidas no dia 22 de março. Trata-se do dia em que o Tesouro Nacional vai publicar o boletim de receitas e despesas da União do primeiro bimestre do ano, visto como fundamental para balizar a discussão. 

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.