ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Rafael Ferri supera fatia de 5% no GPA e acirra disputa no conselho

Ao bater o percentual, Ferri pediu adoção de voto múltiplo na próxima assembleia extraordinária que será realizada em 5 de maio

Por Juliana Machado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 abr 2025, 22h52 - Publicado em 16 abr 2025, 22h13

O investidor Rafael Ferri, ex-sócio do TC e fundador da GTF Capital, atingiu a participação de 5,28% do total de ações ordinárias do Grupo Pão de Açúcar (GPA), de forma direta e indireta. Somado a instrumentos financeiros derivativos em sua posse, equivalentes a 0,58% do total das ações ordinárias da empresa, o total da participação de Ferri no capital votante chega a 5,86%. Ao bater o percentual, Ferri pediu adoção de voto múltiplo na próxima assembleia extraordinária que será realizada em 5 de maio, em que um novo conselho de administração será nomeado. O GPA confirmou que o voto múltiplo será adotado na eleição dos membros do conselho.

O voto múltiplo é uma das formas de os acionistas minoritários de uma empresa terem mais chances de chegar ao conselho. Nesse modelo, o número de votos para cada ação é multiplicado pelos cargos a serem preenchidos — e os minoritários podem concentrar seus votos em um único candidato para dar a ele mais chances de ser escolhido. No caso de Ferri, o nome indicado ao conselho do GPA é o dele próprio. No páreo, o empresário Nelson Tanure já tem costurado com o acionista de referência do GPA, Ronaldo Iabrudi, e outros investidores um acordo para colocar três nomes no conselho de administração.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.