ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Roma enfrenta protestos contra decreto que restringe cidadania italiana

Cerca de 150 pessoas se mobilizaram contra mudanças anunciadas recentemente pelo governo da primeira-ministra Giorgia Meloni

Por Cinthia Rodrigues, de Roma
Atualizado em 4 abr 2025, 15h03 - Publicado em 4 abr 2025, 14h30

Cerca de 150 pessoas — incluindo muitos brasileiros — protestaram hoje na Piazza dei Santi Apostoli, perto da Fontana di Trevi, em Roma, contra o ‘pacchetto cittadinanza’, pacote de medidas proposto por Antonio Tajani, ministro das Relações Exteriores, que altera regras para obtenção da cidadania.

O decreto-lei tem efeito imediato, mas ainda precisa ser aprovado no Parlamento italiano, entre 6 e 8 de maio, para se tornar definitivo. As mudanças propostas afetam principalmente os descendentes de italianos no exterior, restringindo o reconhecimento automático da ancestralidade para apenas as duas primeiras gerações e impondo a comprovação de vínculos com a Itália a cada 25 anos. Além disso, os pedidos serão centralizados em uma repartição em Roma e as taxas vão aumentar. Esses pontos colocam em risco os processos de muitos brasileiros que pretendem obter a cidadania por meio de seus bisavós.

O pacote gerou divisão dentro da coalizão de direita, com críticas da Lega, que acusa o governo de prejudicar descendentes de italianos, especialmente do norte da Itália, enquanto favorece jovens imigrantes. A primeira-ministra Giorgia Meloni apoia a iniciativa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.