ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Prêmio em aquisições de empresas de educação pode chegar a 19%

Em tempos de incerteza econômica

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 abr 2025, 15h25

O prêmio em aquisições de empresas do setor de educação pode chegar a 19% em cenários de incerteza econômica, é o que aponta levantamento da boutique de M&A Zaxo. A pesquisa analisou mais de 20 mil transações entre 1990 e 2023, em 18 países, e revelou que a incerteza econômica pode reduzir o Enterprise Value das aquisições em 6,7% ao ano, em média. No entanto, empresas que possuem maiores oportunidades de crescimento conseguem minimizar esse impacto para menos de 1%. “Em mercados mais competitivos, como o da educação, o impacto das oportunidades de crescimento é ainda mais expressivo. Escolas e universidades que conseguem inovar e expandir rapidamente atraem investidores dispostos a pagar prêmios mais altos”, diz Ronaldo Rodrigues, senior associate da Zaxo.

Segundo a KPMG, o número de transações no setor aumentou 400% no segundo trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, passando de apenas 2 para 8 operações. “A incerteza econômica pode parecer um entrave, mas, na verdade, abre espaço para investidores estratégicos expandirem suas operações e aumentarem a competitividade. No setor de educação, temos visto grupos buscando aquisições não apenas para crescer em tamanho, mas para diversificar suas ofertas e atingir novos mercados”, explica Rodrigues.

O Grupo Positivo, por exemplo, adquiriu recentemente o Colégio St. James, enquanto o grupo internacional Cognita expandiu sua atuação no Brasil com a compra do Colégio Maxi, NeoDNA e NewMed. No ensino superior, a Kroton (atual Cogna) e a Yduqs (ex-Estácio) protagonizaram algumas das maiores transações do setor. Além de outros movimentos, como a aquisição do Colégio Maxi pela Guisto, compra da escola Mobile pela Nord Anglia, Colégio Pequeno Príncipe pela Rede Inspira, Colégio Ábaco pelo Grupo Salta e outros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.