Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Parlamentares pedem flexibilização do teto para o Brasil voltar a crescer

Senadores e deputados entendem que país precisa acelerar investimentos públicos

Por Machado da Costa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 14h32 - Publicado em 11 jan 2021, 09h07

Um grupo de senadores e deputados responsáveis pelo acompanhamento das ações governamentais no combate à pandemia fez sugestões polêmicas ao presidente Jair Bolsonaro. A comissão mista, encabeçada pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), pede a flexibilização do teto de gastos para que o governo possa incluir mais obras públicas no orçamento.

Além de buscar espaço fiscal para programas de renda mínima, também é importante encontrar soluções para a ampliação de investimentos públicos, já bastante deprimidos. Na ausência de investimentos expressivos do Estado, coordenados com os do setor privado, dificilmente o Brasil experimentará taxas de crescimento econômicas mais robustas. Sem crescimento, não há como ampliar receitas públicas de forma sustentável a ponto de reinaugurar um ciclo duradouro de geração de superávits primários”, diz o relatório. “Em função disso, uma eventual reformulação do teto de gastos poderia concentrarse no controle das despesas correntes, de tal sorte a viabilizar a ampliação planejada de investimentos públicos, com controle rigoroso da classificação orçamentária dessa despesa.”

O relatório possui mais de cinco relatores, mas a área econômica ficou sob a responsabilidade do deputado Mauro Benevides (PDT-CE). O texto, que foi finalizado no fim de dezembro, chegou ao conhecimento do Ministério da Economia na semana passada.

O texto ainda sugere a criação de um agência autônoma de investimentos e cita o economia André Lara Resende como fiador da ideia. Vale lembrar que o país já possui tais agências em determinadas áreas, como a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e a EPL (Empresa de Planejamento Logístico), que definem os investimentos prioritários em seus setores. A eficiência delas é bem questionável.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.