ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Para além da Americanas: o que explica o calvário de Magalu e Casas Bahia

VEJA Mercado: ciclo de cortes nos juros pelo Banco Central não foi suficiente para reação do varejo local na bolsa brasileira

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h13 - Publicado em 27 out 2023, 11h32

Não só a Americanas passa por apuros no varejo brasileiro. Casas Bahia e Magazine Luiza, duas de suas maiores concorrentes, também passam por apuros. As ações de ambas acumulam desvalorização de 47% e de 78% no ano, respectivamente. Apesar do início do ciclo de cortes nas taxas de juros pelo Banco Central, as companhias ainda não esboçaram reação alguma no mercado. A avaliação de alguns analistas é que os resultados trimestrais têm sido mais fracos do que o esperado pelo alto nível de endividamento das empresas e uma demanda menor que a esperada.

“O cenário macro permanece desafiador, comprometendo a renda dos consumidores. O endividamento e inadimplência das famílias seguem em patamares elevados, o que limita a capacidade de consumo. Além disso, discussões recentes relacionadas à tributação dos benefícios fiscais de ICMS podem comprometer a projeção de lucro das empresas”, escrevem os analistas da XP Investimentos em relatório enviado a clientes.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.