ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Os sinais de ‘descarrilamento’ do novo projeto de ferrovias do governo

Fora dos trilhos

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 mar 2025, 08h00

Causou espanto em parte do mercado o baixo número de presentes na audiência pública da Fico/Fiol, novo corredor logístico de ferrovias que o governo tenta tirar do papel. A primeira reunião em Brasília nessa terça-feira, 11, teve mais críticas do que elogios ao projeto.

Considerado projeto prioritário no setor ferroviário pelo Governo Lula, a ferrovia que prevê a implantação de cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão de trilhos, cruzando os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso foi alvo de muitos questionamentos na primeira sessão das audiências, que ainda passam por Salvador nesta quarta, 12, e Cuiabá na sexta-feira, 14.

Com a casa vazia, uma das principais críticas foi direcionada as projeções otimistas de construção da ferrovia, considerando os desafios do traçado. Especialistas apontaram que “projetar a construção de 200 km por ano é considerado irrazoável e sem precedentes”, refletindo um possível desconhecimento do trecho pela proposta atual.

Segundo as análises, o custo apresentado de 14,5 milhões de reais por km está bem abaixo do valor atual realista, que chega a 22 milhões de reais por km, com um ritmo de construção mais plausível de 60 a 70 km por ano. O valor total do projeto está estimado em 17,6 bilhões de reais ao longo de 12 anos. Outro ponto colocado a mesa são as incertezas quanto a construção do Porto de Ilhéus, a indefinição clara sobre a implantação do complexo portuário é apontada como um fator que pode comprometer o avanço do projeto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.