O único setor em que as taxas de juros estão caindo
Pesquisa da empresa Vertrau mostra redução de 63% das taxas em um segmento específico de mercado

Enquanto a economia brasileira vê a taxa básica de juros subindo, um segmento de mercado está no caminho oposto. Obtido por VEJA, um levantamento feito pela Vertrau, empresa especializada em gestão de recebíveis, mostra que o valor das taxas de juros de operações de desconto bancário e recebíveis caíram 63% de 2007 a 2024. Na comparação com o pico da série histórica, em 2009, a diminuição é de cerca de três vezes.
A taxa de juros de operações de desconto de recebíveis era de 44,95% ao ano em 2009 e passou a 16,45% ao ano em 2024. Em nota, Dionathan Henchel, sócio fundador da Vertrau, esse movimento só foi possível pela adoção de tecnologias antifraude, fortalecimento das registradoras de recebíveis e pelo chamado “open finance”, que democratizou o acesso a linhas de crédito e fez aumentar a inovação de serviços financeiros.
Entre os avanços de tecnologia que permitem esse resultado, estão também as ferramentas digitais, que trouxeram automação e eficiência operacional – a administração precisa e ágil dos recebíveis ajuda a reduzir custos, gerir riscos e simplificar fluxos operacionais.