O que o relatório de produção da Petrobras conta sobre a empresa
Estatal divulgou dados operacionais com queda de vendas, produção e exportação de petróleo

Os dados operacionais da Petrobras, divulgados nesta segunda-feira, 3, mostraram um desempenho negativo em algumas das principais métricas observadas pelo mercado.
O volume total de vendas de petróleo, gás e combustíveis da estatal totalizou 2,914 milhões de barris de petróleo ao dia em 2024, uma queda de 3,1% em relação em 2023. Considerando apenas o quarto trimestre do ano passado, as vendas foram de 2,833 milhões de barris de petróleo ao dia, uma baixa de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os números de exportação da companhia também apresentaram queda. A empresa registrou 798 mil barris de petróleo e derivados exportados em 2024, recuo de 1% na comparação com com 2023. Houve queda também no trimestre, quando a exportação de petróleo e derivados foi de 692 mil barris de petróleo, baixa de 21,8%.
No documento que acompanha os dados operacionais, a Petrobras explica que as menores exportações líquidas foram resultado da “redução da exportação de petróleo, principalmente, pela menor produção; e de óleo combustível, que estava maior no terceiro trimestre de 2024, devido à realização de estoques em andamento”.
A produção da empresa veio na mesma direção dos demais dados. A produção total foi de 2,698 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2024, recuo de 3% frente a 2023; no quarto trimestre, a produção foi de 2,628 milhões de boed, uma diminuição de 10,5% na comparação anual. As informações vieram em linha com o que foi indicado pela estatal no começo do ano.