Mercado: o que esperar do encontro inusitado entre Trump e Putin no Alasca
Trata-se da primeira vez que um presidente americano se reúne pessoalmente com o ditador russo desde o início da Guerra na Ucrânia, em 2022
O programa Mercado de VEJA+ discute o que esperar do encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca, nesta sexta-feira, 15. Trata-se da primeira vez que um presidente americano se reúne pessoalmente com o ditador russo desde o início da Guerra na Ucrânia, em 2022. O encontro também é inusitado porque ocorre em território americano, o que confere legitimidade a Putin, e porque a outra parte interessada, a Ucrânia, não será representada.
Em entrevista ao Mercado, o economista Helder Santos, da FIPECAFI, disse que se a reunião for o princípio de um processo que leve a um cessar-fogo ou um acordo de paz na Ucrânia, pode mexer significativamente na economia mundial: “Um exemplo é a grande dependência da agricultura brasileira da importação de fertilizantes russos, cujo custo aumentou desde o início da guerra. Esse seria um ponto de efeito positivo imediato para a economia brasileira.”
Também foi analisado o resultado trimestral do Banco do Brasil, divulgado após o fechamento de mercado na quinta-feira, 14, que veio com uma queda de 60% no lucro líquido em comparação com o segundo trimestre de 2024. Nesta sexta-feira, 15, as ações do Banco do Brasil começaram operando com queda de 1%, logo revertidas no final da manhã para uma alta de cerca de 1%. “O mercado está sempre colocando preço no que ainda vai acontecer. Já era esperado que o resultado do Banco do Brasil não fosse dos melhores, pois a instituição já vinha sinalizando em outros trimestres alguns problemas, principalmente relacionado ao crédito ao agronegócio e à inadimplência”, disse Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, em entrevista a Diogo Schelp, editor de VEJA NEGÓCIOS.
O Mercado de VEJA+ é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h. Assista aos programas de VEJA+ também na Samsung TV Plus: 2075 e LG Channels 126.