INSS e IOF elevam temor do país com impostos e corrupção, diz CEO da Ipsos
VEJA S/A: executivo que preside a multinacional de pesquisas afirma que o brasileiro está mais pessimista para o futuro e segue tendência de outros países
VEJA S/A | episódio 84.
O executivo Marcos Calliari é o presidente da multinacional francesa de pesquisas Ipsos no Brasil desde meados de 2017 e atravessou um momento importante e transformador para o setor no país desde então. Depois de 2018, quando os institutos foram muito questionados pelos levantamentos feito durante as eleições daquele ano, o executivo acredita que houve um aprimoramento nas metodologias de todas as pesquisas. Ele lembra, no entanto, que o objetivo de uma pesquisa não é acertar fielmente o resultado de uma eleição, por exemplo, mas, sim, capturar o sentimento e as tendências que envolvem pessoas e empresas.
Calliari fala sobre o papel da inteligência artificial, a relevância do mercado brasileiro para a Ipsos, a recente aquisição do Ipec — antigo Ibope — e a leitura que ele faz sobre o atual momento do Brasil. O executivo afirma que as fraudes identificadas no INSS e o recente aumento nas alíquotas do IOF fizeram aumentar substancialmente a preocupação dos brasileiros com impostos e corrupção. Ele acredita que a população está mais pessimista, mas que segue um viés negativo observado também no exterior. Calliari fala ainda sobre o maior desafio para o presidente Lula aumentar sua popularidade. O VEJA S/A é publicado todas as terças-feiras, no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.
Ouça o VEJA S/A também pelo Spotify