A estratégia da Hero Seguros para ir além do seguro viagem
Seguradora mira captação via venture capital ou private equity -- e quer conquistar América Latina

A Hero Seguros quer diversificar o portfólio. Com quase quatro anos de existência, a empresa, especializada em vendas de seguro viagem, vai oferecer outras modalidades de serviço. Neste mês, vai lançar seguro prestamista, uma espécie de seguro de vida que protege o contratante de dívidas em caso de imprevistos. Para o segundo semestre, a empresa avalia o lançamento de garantia estendida. “Optamos pelo seguro viagem na saída da pandemia, com o mercado voltando a crescer. Era como um oceano vermelho, com muito players e concorrência alta”, diz Raphael Swierczynski, co-fundador da Hero Seguros. “Vamos agora surfar outras ondas. Estrutura de viagem está em voo de cruzeiro”, prossegue. Em janeiro deste ano, a Hero Seguros vendeu 110 mil apólices — foram 40 mil em janeiro do ano anterior.
O crescimento em outras verticais pode ser via parcerias ou aquisições. “Conversamos com empresas do setor e grupos de investimentos de venture capital e private equity. É um movimento cada vez mais intenso de buscas por bons investimentos”, diz Guilherme Wroclawski, co-fundador da Hero Seguros. “Poucas conseguiram sobreviver ou crescer no mercado de seguros. Olhamos aquisições que poderiam ser interessantes e já incubamos duas empresas”.
Em 2024, a empresa movimentou 160 milhões de reais em seguro viagem, o que representa cerca de 13% de mercado. “M&A pode ser questão de sobrevivência, o nosso é escolha. Isso é muito valioso”, diz Wroclawski. “A gente avalia custo de captação no equity. Para fins de operação, não precisamos, mas com mais capital conseguimos fazer mais coisas. Mas isso justifica a cessão de equity? É um trade-off sempre avaliado”.
Um dos objetivos com uma eventual captação é avançar na América Latina. A Hero já possui operação na Colômbia, Chile, Argentina e México com parceiros. Há negociações ativas em fase de discussão de plano de negócio e valores.