Como o Brasil pode se proteger das novas ameaças de Trump ao país
VEJA Mercado debate às 10h a nova ameaça de Trump ao Brasil e ao Brics, a subida de tom do presidente Lula e as contradições brasileiras na diplomacia
VEJA Mercado | 09 de julho de 2025.
O presidente americano Donald Trump tem repetido reiteradas vezes que vai taxar todos os países alinhados ao Brics. A mais recente das falas ocorreu na terça-feira, quando afirmou que os países serão taxados “muito em breve” e que o objetivo do bloco é destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão. Trump diz que não permitirá esse movimento. O presidente Lula reagiu e subiu o tom ao dizer que os países do Brics não aceitarão nenhuma reclamação e tampouco a intromissão nas nações soberanas que compõem o grupo.
Lula se contradiz nesse ponto porque há pouco tempo defendeu publicamente a condenada por corrupção Cristina Kirchner e posou para foto segurando um cartaz escrito “Cristina Livre” na Argentina. O ministro Fernando Haddad admitiu a jornalistas que o Brasil negocia um acordo bilateral de comércio com os Estados Unidos apesar da tensão envolvendo os países nos últimos dias.
Diego Gimenes entrevista o economista Fabio Giambiagi. O especialista falou sobre as ameaças de Donald Trump ao Brasil e comparou a atual postura do presidente Lula com a de seus mandatos anteriores. Giambiagi criticou ainda o pedido de Lula para a liberdade de Cristina Kirchner na Argentina e falou sobre o que os dois países têm a aprender um com o outro. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado: