A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco, Pedro Jordão e Anna Satie. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Tarcísio e Marcos Pereira têm encontro em SP para discutir anistia
Conversa acontece às vésperas do início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, no Supremo
Por Laísa Dall'Agnol
SEGUIR
SEGUINDO
1 set 2025, 13h22 • Atualizado em 1 set 2025, 15h51
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente do partido, Marcos Pereira: encontro às vésperas de julgamento (Reprodução/Instagram)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
Presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira se encontrou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta segunda-feira, 1º, no Palácio dos Bandeirantes.
Segundo o cacique partidário, o tema do encontro foi a anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro de 2023. “Café da manhã com o nosso governador Tarcísio de Freitas. No cardápio do dia: anistia”, escreveu Pereira ao posar com o correligionário.
A reunião se deu às vésperas do início do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) — o ex-presidente e mais sete aliados sentarão no banco dos réus sob a acusação de tentativa de golpe de Estado. O encontro desta segunda, 1º, é tido como mais uma sinalização do apoio de Tarcísio à pauta da anistia.
Durante coletiva na última sexta-feira, 29, o governador afirmou que diversas anistias foram concedidas ao longo da história do país e questionou o motivo pelo qual o projeto que trata do perdão aos envolvidos nos atos não poder ser pautado no momento atual.
“A gente tem conversado muito com lideranças sobre a tramitação do projeto de lei da anistia. A gente acredita muito nesse projeto como o único fator de pacificação. E eu acho que dá pra se construir um ambiente para aprovar isso”, declarou na ocasião. “Tenho convicção na inocência do Bolsonaro”, prosseguiu Tarcísio.
Continua após a publicidade
O governador também declarou que concederia indulto ao ex-presidente como primeiro ato de seu eventual mandato como presidente da República — Tarcísio é o principal presidenciável ventilado para assumir o espólio eleitoral de Bolsonaro. “Na hora, primeiro ato. Porque acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado”, disse em entrevista ao Diário do Grande ABC, também na sexta, 29.
Anistia
O texto da proposta de anistia apresentado pela oposição ao governo Lula no Congresso prevê o perdão dos crimes cometidos por aqueles envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e poderia vir a beneficiar Bolsonaro.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anunciou, inclusive, que a bancada deverá priorizar a pauta nesta semana. Segundo o deputado, o tema será levado para a reunião de líderes na terça-feira, 2.
Continua após a publicidade
Cobertura
VEJA realiza a partir desta terça-feira, 2, a cobertura especial do julgamento da acusação de tentativa de golpe de estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados. A programação inclui a transmissão ao vivo das sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, que julga o caso, o relato no site dos principais acontecimentos do julgamento e a análise de colunistas de VEJA e de convidados especiais.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.