Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa revela os estados com mais eleitores de direita e de esquerda

Levantamento do DataSenado com o instituto Nexus ouviu 21.808 pessoas nos 26 estados e Distrito Federal

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 set 2024, 12h59 - Publicado em 27 set 2024, 10h21

A pesquisa Panorama Político, divulgada na quinta-feira 26, mostra qual é o posicionamento político da maior parte dos eleitores do país. Os institutos Data Senado e Nexus entrevistaram 21.808 pessoas nas 27 unidades da federação e mostrou que 29% dos eleitores se consideram de direita, enquanto 15% afirmaram ser de esquerda e 11% se disseram de centro. Outros 40% não se identificam com nenhum posicionamento político e 6% não souberam ou não quiseram responder. 

A preferência pela direita é maior em todos os estados, mas em alguns ela está acima da média nacional, como Rondônia (onde 41% dos eleitores se identificam com esse espectro ideológico), Santa Catarina (37%), Paraná (36%), Mato Grosso (36%) e Roraima (35%). 

Já a esquerda tem percentuais acima da média nos estados do Nordeste, onde tem conseguido vitórias eleitorais expressivas nas últimas eleições (veja o quadro abaixo).

“Os números mostram um amplo panorama do perfil do eleitor brasileiro e permitem entender como diversos fatores, como religião, renda familiar e escolaridade, impactam no posicionamento político”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. 

“Embora haja diferenças entre os segmentos, em todos a direita prevalece, à frente da esquerda e do centro, com exceção do grupo sem religião ou de brasileiros de religiões que não são a católica ou a evangélica”, acrescenta.

Continua após a publicidade

Já Elga Lopes, diretora de opinião pública do Data Senado, destaca o expressivo número de eleitores que não se identificam com nenhum espectro político. “Ainda que as preferências ideológicas sejam um tema de destaque no debate público recente, chama a atenção o elevado desinteresse do eleitor brasileiro pelos três principais espectros políticos. É expressiva a fatia da população que não se identifica com nenhum deles”, avalia.

A pesquisa está na 21ª edição. As entrevistas foram feitas por meio de telefonemas com margem de erro média de 1,22 ponto percentual. O nível de confiança é de 95%.

Veja o quadro com a preferência ideológica em cada estado.

 

Arte
A preferência ideológica em cada estado brasileiro (Reprodução/Reprodução)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.