O poder do brócolis
Rico em nutrientes e versátil na cozinha, esse vegetal oferece múltiplos benefícios à saúde

As crianças podem não gostar desta notícia, mas existe um vegetal muito completo, que contém fibras, proteínas, vitaminas A, C, E e K, além de ferro, potássio, cálcio e magnésio e antioxidantes que combatem os radicais livres. E ainda é pouco calórico. Trata-se do brócolis.
Sua aparência peculiar de árvore em miniatura e sabor característico podem não agradar a todos, incluindo adultos, mas os benefícios justificam sua inclusão no cardápio familiar. O vegetal possui propriedades anti-inflamatórias, auxilia no controle da glicemia e favorece o bom funcionamento dos sistemas digestivo e cardiovascular. Estudos mostram ainda sua contribuição para a saúde cerebral, melhorando memória e capacidade cognitiva.
Uma xícara diária de brócolis picado fornece quantidades significativas de vitamina K e potássio necessários ao organismo. O vegetal é fonte importante de ácido fólico, nutriente essencial durante a gestação, e contribui para a saúde óssea.
Esse superalimento demonstra potencial na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo os de pulmão, cólon e mama — um levantamento recente da Academia Espanhola de Nutrição e Dietética revisou e confirmou uma série de pesquisas que confirmam essa correlação positiva.
A vantagem é que não é difícil inserir o brócolis nas refeições. Ele pode ser utilizado em saladas, sopas, cremes, bolinhos, escondidinhos e suflês, além de atuar muito bem como acompanhamento para carnes assadas ou batatas cozidas. Quando cozido, ele pode perder algumas de suas propriedades, como parte da vitamina C. Ainda assim, continua sendo uma ótima opção para diversificar a dieta e para melhorar a saúde. Que tal?
Publicado em VEJA, dezembro de 2024, edição VEJA Negócios nº 9