Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Operação da FAB lançará ao espaço mil cartas de alunos brasileiros

Missão também servirá para treinar especialistas do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 nov 2024, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No próximo dia 29, uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançará mil cartas de alunos potiguares ao espaço. As missivas, que após cruzar a atmosfera devem cair no Oceano Atlântico, carregam mensagens dos jovens sobre o futuro. 

    O foguete partirá do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte e faz parte da Operação Potiguar. Essa missão, que teve início na última segunda-feira, 18, tem como objetivo aumentar as capacidades de lançamento do Programa Espacial Brasileiro. 

    As cartas aspiracionais foram redigidas por alunos das cidades norte-rio-grandenses de Natal, Parnamirim, São José de Mipibú e João Câmara, que demonstraram animação por fazer parte dessa missão. “Estamos levando as nossas palavras ao espaço para que voltem a uma nova geração”, disse Lucas Felipe Cícero, 17, ao inserir sua carta no foguete. 

    Operação Potiguar

    Além de levar as cartas, a operação servirá para treinar a equipe do centro. Ela é divida em duas fases, que lançarão foguetes de sondagem modelo VS30. Com 8 metros de altura eles são capazes de atingir até 150 quilômetros e de viajar a uma velocidade de 6 mil quilômetros por hora. 

    Nessa primeira fase, o lançamento do foguete visa verificar os equipamentos e processos envolvidos na operação. Já na segunda, que deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2025, os operadores vão qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade. “Com isso, o país poderá atender à crescente demanda mundial por lançamentos suborbitais para a realização de experimentos científicos e tecnológicos”, disse o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, em comunicado. 

    De acordo com o site da FAB, o CLBI coleta dados sobre trajetória, desempenho e funcionamento de veículos e cargas úteis, com foco em monitorar e acompanhar foguetes e satélites em voo, o que faz com que a operação represente um salto para a organização potiguar, que reativará sua capacidade de atuar com lançamentos suborbitais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.