BepiColombo: missão espacial divulga primeiras imagens de Mercúrio
Projeto de agências espaciais europeia e japonesa vai estudar o menor planeta do sistema solar até 2025
Mercúrio, o menor planeta do nosso sistema solar e o mais próximo do Sol, foi fotografado na última sexta-feira, 1º, BepiColombo, uma sonda espacial europeia-japonesa que faz a viagem mais próxima ao astro em sua missão de sete anos.
O primeiro sobrevoo em Mercúrio ocorreu por volta das 20h34 (horário de Brasília), passando a cerca de 200 quilômetros da superfície do planeta. Os controladores planejam mais cinco sobrevoos. “BepiColombo está agora o mais perto de Mercúrio que conseguirá neste primeiro de seis sobrevoos”, informou a Agência Espacial Europeia (ESA), que administra a ação em conjunto com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).
Enjoy more first impressions of #Mercury from @bepicolombo‘s first #MercuryFlyby, and already start to get to know its prominent surface features with helpful annotated views👉 https://t.co/LXXqR8HyF4 #ExploreFarther pic.twitter.com/wz9LTJs9xN
— ESA Science (@esascience) October 2, 2021
“Estamos realmente ansiosos para ver os primeiros resultados das medições feitas tão perto da superfície de Mercúrio”, disse Johannes Benkhoff, cientista do projeto BepiColombo na ESA, em um comunicado. Por sua proximidade com o Sol, Mercúrio é o menos explorado dos quatro planetas rochosos do sistema solar interno, que incluem Vênus, Terra e Marte.
A BepiColombo foi lançada em outubro de 2018 e fará seis sobrevoos em Mercúrio antes de colocar duas sondas em órbita ao redor de Mercúrio, em dezembro de 2025: a Mercury Planetary Orbiter liderada pela ESA e a Mercury Magnetospheric Orbiter (Mio), da JAXA. Ambas passarão um ano coletando dados para ajudar os cientistas a conhecer o planeta e como funciona o seu campo magnético, o que pode ajudar a resolver o mistério sobre a evolução do planeta mais próximo do sol.
Durante o primeiro sobrevoo, a câmera principal da espaçonave estava protegida e foi incapaz de captar imagens em alta resolução. A BepiColombo voa pelo lado noturno do planeta, o que impossibilita a revelação de maiores detalhes.
O sobrevoo ocorreu no dia do 101º aniversário de Giuseppe “Bepi” Colombo (1920-1984), o cientista e engenheiro italiano que batiza à missão, cujo trabalho sobre o sistema solar permitiu que espaçonave Mariner 10 da Nasa realizasse três sobrevoos de Mercúrio usando a gravidade de Vênus, em 1974 e 1975. A Nasa enviou sua espaçonave Messenger para mais missões a Mercúrio em 2008 e 2009, e entre 2011 a 2015.