Tour de reitores brasileiros pelo Vale do Silício busca aliar educação à inteligência artificial
Experiência organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) passou pelas sedes de big techs como Google e Microsoft
Uma delegação formada por 60 reitores e gestores de instituições de ensino superior do Brasil está, nesta semana, no Vale do Silício, participando de uma imersão voltada ao futuro da educação na era da inteligência artificial. A iniciativa faz parte da 7ª Delegação Internacional da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), chamada Silicon Valley Experience, que tem como meta estreitar laços com os principais ecossistemas de inovação mundiais.
A missão levou reitores e gestores de universidades brasileiras a uma série de instituições que moldam o futuro da aprendizagem. O grupo passou por universidades e empresas de destaque, como Stanford University, Google, Microsoft, Amazon Web Services (AWS), University of San Francisco, University of the Pacific, Minerva Project e San Francisco State University, fortalecendo o diálogo entre o ensino superior nacional e os principais polos de inovação do mundo.
Em Palo Alto, os participantes foram recebidos pelo Google for Education e pela Microsoft Education, onde conheceram ferramentas de inteligência artificial generativa, como o Gemini e o Copilot. As plataformas permitem automatizar tarefas pedagógicas, criar conteúdos personalizados e apoiar a pesquisa acadêmica. Já na AWS, a comitiva explorou o Bedrock, sistema que integra diferentes modelos de IA com segurança e eficiência, além de projetos voltados à inclusão digital e à gestão educacional, como o “Pé de Meia” e o “Tela Brasil”, iniciativas do governo federal.
A programação contou ainda com encontros em universidades de ponta, incluindo a Stanford University School of Medicine, onde os brasileiros conheceram experiências em medicina personalizada e análise de dados. No Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, os debates giraram em torno da formação de lideranças e do empreendedorismo educacional, reforçando o papel estratégico da inovação na transformação do ensino superior.
Dentre os membros do grupo enviado aos Estados Unidos, estão representantes de instituições que somam mais de 1,2 milhão de estudantes — cerca de 15% das matrículas do ensino superior privado no Brasil. “Encerramos esta missão com a certeza de que a educação e a inovação caminham juntas”, afirmou o diretor-presidente da ABMES, Janguiê Diniz.
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