Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo pede mais R$ 100 mi do orçamento para emitir passaportes

Fornecimento do documento estava suspenso desde ontem; governo diz que situação será regularizada 'nos próximos dias'

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h26 - Publicado em 28 jun 2017, 13h56

O governo federal vai encaminhar nesta quarta-feira ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê o repasse de 102,3 milhões de reais do Orçamento para o Ministério da Justiça e Cidadania. O objetivo é regularizar o fornecimento de passaportes pela Polícia Federal, órgão subordinado à pasta que anunciou ontem a suspensão da emissão de novos documentos de viagem. Segundo a PF, faltou dinheiro do Orçamento para a confecção das cadernetas.

Diante dessa situação, o Ministério do Planejamento propôs hoje a abertura do crédito suplementar à Lei Orçamentária Anual de 2017. A medida deve ser votada em regime de urgência como projeto de lei em sessão do Congresso. “Face a essas providências, a entrega de passaportes será regularizada nos próximos dias”, diz o ministério.

A suspensão da emissão dos passaportes suscitou críticas por parte de representantes da Polícia Federal e de um procurador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Carlos Fernando Lima escreveu em sua página no Facebook que o governo do presidente Michel Temer “sufoca” a PF e que, se não há dinheiro nem para o fornecimento dos documentos, “imagine como está a continuidade das diversas investigações”. 

Já a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) afirmou que “há tempos” tem alertado o governo sobre os “sucessivos cortes” na verba da corporação. “A Lei Orçamentária Anual de 2017 foi aprovada atribuindo à PF um valor menor do que era necessário. Ou seja, o orçamento, que já era insuficiente, agora se esgotou. A própria Polícia Federal, apenas este ano, fez dez avisos formais ao governo sobre a falta de recursos para confeccionar passaportes”, diz nota da associação. 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.