Como a TOTAL EXPRESS se tornou a maior empresa privada de cargas de até 30kg do país
Ela atende desde o pequeno e médio e-commerce até os gigantes do varejo, além de operações de indústrias e do governo

A maior e mais completa empresa privada em soluções logísticas do país tem 30 000 clientes ativos e atua diariamente em mais de 4 100 municípios, que respondem por 98% do potencial de consumo do país. Com capacidade operacional de mais de 1 milhão de pacotes por dia, monitora mais de 1 200 veículos 24 horas por dia, sete dias por semana, além de um avião que transporta encomendas para todas as regiões brasileiras. “Somos o número 1 no chamado mercado de cargas fracionadas, pacotes de até 30 quilos”, resume Felipe Alves Lima, presidente da TOTAL EXPRESS, que passou a fazer parte do Grupo Abril em 2011. Hoje, ela se divide em quatro grandes unidades de negócios, conforme as necessidades do mercado de logística.

A área de transporte é a mais conhecida e a que tem maior abrangência. Atende desde o pequeno e médio e-commerce até os gigantes do varejo, além de cartões bancários e impressos (revistas e outras publicações), com diversos tipos de entrega (expressa, standard, no mesmo dia ou a retirada na loja, pelo próprio cliente final), sem falar na estrutura de logística reversa (devoluções e trocas). A cobertura da TOTAL EXPRESS é a maior do país. Quase 70% das entregas são feitas em até 48 horas e 100% das encomendas têm rastreio digital em tempo real, via geolocalização. As 800 maiores cidades do Brasil, localizadas em dez estados, também contam com o serviço de entrega domiciliar em no máximo 48 horas. Outras soluções oferecidas pela TOTAL EXPRESS incluem os chamados Pontos de Coleta e Entrega, facilitando a vida do vendedor e do cliente final. São mais de 500 unidades desse tipo espalhadas pelo país. No caso das devoluções e trocas, é possível solicitar a coleta domiciliar em mais de 500 cidades — bem como um grande número de pontos de recepção em redes parceiras. E a operação de entrega de cartões para instituições financeiras é totalmente adequada aos melhores padrões internacionais de segurança, tanto na custódia quanto no descarte (nos casos em que não é possível localizar o destinatário no prazo previsto). “Nossa qualidade é tão respeitada que fazemos até transporte de papel-moeda para o Banco Central”, destaca Lima.
A unidade de negócios batizada de Solutions constrói modelos customizados conforme as necessidades de qualquer empresa, no que diz respeito ao transporte — tanto da loja para o consumidor quanto da indústria para a loja. Parte desses serviços é feita em dois mega-hubs, unidades automatizadas de grande porte também conhecidas como cross dockings. Localizados em Jundiaí e Barueri, no estado de São Paulo, ambos têm mais de 30 000 metros quadrados de área e sua principal função é receber as cargas e separar cada pacote para colocar nos caminhões conforme a região de destino.
“Nosso grande salto deu-se de 2019 para 2020, quando, por causa da pandemia, a demanda aumentou enormemente, com muito mais pessoas passando a fazer compras via internet”, lembra Lima. Para dar conta desse crescimento (como se pode ver no quadro que acompanha estas páginas), a TOTAL EXPRESS comprou os equipamentos de automação na China e, em menos de um ano, precisou encontrar um galpão onde coubessem as máquinas. Não há limites, ou talvez nem mesmo o céu seja o limite. A empresa aérea da TOTAL EXPRESS, por exemplo, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2023, depois de um ano de intenso trabalho e rigor e oito etapas de aprovação — tudo para garantir um serviço melhor, sobretudo na ligação entre São Paulo e a Região Norte do país. “Para nós, essa abrangência é fundamental para conectar negócios e aproximar pessoas”, afirma Lima. “Quem vive em São Paulo, está acostumado a ter tudo na mão, mas nossa malha e nossa qualidade de entrega fazem toda a diferença para quem está no interior. E, claro, vamos continuar crescendo, oferecendo soluções de ponta a ponta para todos os nossos clientes, da armazenagem à distribuição, tanto no Brasil quanto na liberação de produtos vindos do exterior. Essa é a nossa missão.” Missão entregue, e com sobras. Em um país imenso como o Brasil, de comércio cada vez mais sofisticado e riqueza de produtos, a TOTAL EXPRESS cresceu como ferramenta fundamental de confiança e qualidade.
Publicado em VEJA de 27 de junho de 2025, edição especial nº 2950