Chefe da PF diz que escândalo investigado no Banco Master tem dimensão bilionária
Operação Compliance Zero prendeu Daniel Vorcaro e afastou o presidente do Banco de Brasília
Por Nicholas Shores
SEGUIR
SEGUINDO
18 nov 2025, 09h58 • Atualizado em 18 nov 2025, 10h28
Polícia Federal prendeu dono do Banco Master, Daniel Vorcaro (-/Divulgação)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou à CPI do Crime Organizado no Senado que a operação Compliance Zero, deflagrada nesta terça-feira contra a cúpula do Banco Master, investiga crimes financeiros da ordem de 12 bilhões de reais.
O foco da ação, segundo a PF, é combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional. A corporação apura os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.
Como resultado da Compliance Zero, o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso na noite de segunda, em Guarulhos, de onde pretendia viajar a Abu Dhabi. O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, alvo de busca e apreensão, foi afastado do cargo pela Justiça.
Desde as primeiras horas do dia, policiais federais estão nas ruas cumprindo cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
As investigações começaram no ano passado, a pedido do Ministério Público Federal, para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito sem lastro por uma instituição financeira. Os títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.