Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bancada bolsonarista condiciona anistia a voto para presidente da Câmara

Parlamentares do PL dizem que o ex-presidente Jair Bolsonaro está costurando acordo com os candidatos

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 set 2024, 12h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Todos os principais candidatos à presidência da Câmara dos Deputados receberam um telefonema do ex-presidente Jair Bolsonaro, avisando que só terão apoio dele e do PL, o seu partido, caso apoiem o projeto de lei que prevê anistia para os acusados de participar do 8 de Janeiro de 2023 em Brasília, quando as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal foram destruídas.

    A maioria dos acusados foi condenada a penas e até 17 anos de cadeia em regime fechado. Bolsonaro costura pessoalmente o acordo para anistiar os presos, segundo um importante parlamentar do PL que conversou recentemente com o ex-presidente.

    Alguns deputados da bancada bolsonarista confirmam abertamente que o voto no novo presidente da Câmara está condicionado ao compromisso de aprovar a anistia. “Para ter apoio da direita, o novo presidente da Câmara precisa apoiar a pauta do partido, que tem a anistia aos presos”, diz o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). “Não basta que o projeto passe aqui na Comissão de Constituição e Justiça, mas também precisamos do compromisso de que ele será pautado em plenário”, acrescenta.

    Bolsonaristas costuram acordo com o candidato de Arthur Lira

    As conversas mais recentes foram com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que disputa a presidência da Câmara com o apoio do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL). Na última quarta-feira, Lira reuniu representantes de nove partidos num almoço em Brasília. Um dos parlamentares que participaram foi Luciano Zucco (PL-RS).  “O PL e a oposição enxergam na anistia um grande alicerce desse início de diálogo”, diz o parlamentar, ressaltando que o projeto já tem o apoio da maioria da Câmara. “Partidos como PL, Progressistas, Republicanos já sinalizaram que são positivos nesse sentido”, acrescentou.

    A deputada Júlia Zanatta (PL-SC), outra bolsonarista, também afirma que o apoio ao projeto é pré-condição para as conversas sobre a eleição para a Presidência da Câmara. “Nós não vamos nem começar a conversa com quem não declarar apoio a esse projeto”, ressalta.

    Continua após a publicidade

    Já o líder do PL, deputado Altineu Côrtes (RJ), prefere não condicionar a aprovação do projeto da anistia diretamente à votação para presidente da Câmara, mas diz que espera dos candidatos o compromisso com a principal bandeira da legenda. “O projeto da anistia é uma pauta do partido”, destaca ele. “O Hugo Motta é um cara que tem história, é ligado ao Ciro Nogueira, que é aliado nosso”, ressaltou.

    Na última quarta-feira, deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara adiaram a votação do projeto da anistia, marcado agora para outubro, após as eleições municipais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.