Metade dos postos de Curitiba já tem combustível novamente
Desde segunda-feira, 178 caminhões foram liberados em todo Paraná, garantindo 5,3 milhões de litros, diz o governo do estado
A chegada de dezenas de caminhões-tanque a Curitiba já garantia, na tarde desta terça-feira, 29, o abastecimento de metade dos postos da capital paranaense. De acordo com o Sindicombustíveis-PR, entidade que representa os postos de combustível do Paraná, 176 dos 340 postos de Curitiba estavam operando por volta do meio-dia. “Deste modo, gradualmente, o abastecimento vem sendo restabelecido. Por isso reforçamos o apelo para a população ter calma. Neste ritmo, em breve o abastecimento poderá ser regularizado nos próximos dias”, diz a entidade, em nota.
O Sindicombustíveis obteve liminar na Justiça garantindo que caminhões carregados possam deixar a refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Desde então, dezenas de caminhões têm chegado a capital.
Ao mesmo tempo, em negociação com o governo do estado, lideranças de caminhoneiros têm dito que não irão encerrar a greve, mas garantiram o fim de piquetes nas refinarias e a autorização para passagem de combustíveis, gás de cozinha e demais derivados de petróleo. “Nós da lideranças das paralisações queremos ser atendidos, mas também devemos olhar para o outro lado da situação. As cargas serão escoltadas conforme o combinado com o governo”, disse Plínio Dias, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de São José dos Pinhais e secretário da Federação Nacional dos Transportadores
Mais liminares
O Sindicombustíveis afirma ter obtido liminares semelhantes, que garantem a desobstrução dos centros de distribuição em outras cidades paranaenses, como Londrina, Maringá, Guarapuava e Cascavel. Balanço da Defesa Civil do Paraná mostra que, desde segunda-feira, 178 caminhões carregados com combustível foram liberados no Paraná. São cerca de 5,3 milhões de litros.